Fatos divertidos e interessantes sobre o futebol que você simplesmente não pode perder

Pelé disse…

O sucesso não é por acaso. É um trabalho árduo, perseverança, aprendizado, estudo, sacrifício e, acima de tudo, amor pelo que você está fazendo ou aprendendo a fazer.

Na realidade, o nome futebol é uma forma corrupta do termo original “associação de futebol”, abreviado como “assoc”, e é o esporte mais reconhecido no mundo de hoje. Jogado em quase todos os países e amado de forma inequívoca, o futebol é adorado como uma religião, com seus atores principais tratados como deuses. No entanto, há muito sobre futebol que até os fãs mais ávidos desconhecem. É por isso que, este artigo traz alguns dos fatos mais legais sobre futebol que todos, não apenas fãs de futebol, adorariam saber.

Origens do futebol

Os romanos jogavam um jogo chamado ‘harpastum’, que pode ser considerado o ancestral do moderno jogo de futebol. Nos primeiros dias do jogo, os árbitros acenavam com um lenço para controlar os jogadores e o jogo, e os assovios eram introduzidos no jogo apenas no ano de 1878.
Sem dúvida, o esporte é mais popular na Europa e na América do Sul. 

No entanto, suas origens remontam à China, há mais de 2.200 anos. Isso aconteceu por volta da dinastia Han, por volta de 200 aC. Algumas versões até falam sobre uma bola que foi usada pela primeira vez e que era a cabeça de um bandido holandês. Acredita-se também que nos tempos medievais, chutes, socos, mordidas e goivas eram permitidos durante o jogo.

Na Inglaterra do século XIV, o jogo foi proibido pelo rei Eduardo III por ser violento demais e por excesso de indulgência militar, mas, ironicamente, a primeira partida de futebol de todos os tempos foi disputada em Derby, na própria Inglaterra. Acredita-se também que o jogo desenvolvido na Prisão Newgate, em Londres, no início de 1800, onde os prisioneiros cujas mãos foram cortadas por crimes como roubo, surgiu com um jogo que poderia ser jogado pelos pés.

O jogo supostamente chegou aos Estados Unidos na década de 1850, através de Nova Orleans. Acredita-se que os imigrantes escoceses, irlandeses e alemães trouxeram o jogo aqui com eles. O futebol tornou-se um esporte olímpico no ano de 1908.

A popularidade do futebol se espalhou rapidamente durante os anos de 1800, quando marinheiros britânicos, comerciantes e soldados levaram o jogo com eles e o introduziram em diferentes cantos do mundo para onde viajaram. De fato, a FIFA reconhece que não existe conexão histórica com qualquer jogo que tenha sido jogado na antiguidade fora da Europa.

Fatos do Jogo

– Uma bola de futebol tem cerca de 28 centímetros de circunferência. Mais de 80% das bolas de futebol do mundo são produzidas no Paquistão.

– A final da Copa do Mundo de 1950 entre o Uruguai e o Brasil no estádio do Maracanã registrou o maior número de espectadores – 199.854.

– A primeira Copa do Mundo Feminina aconteceu em 1991 na China e foi vencida pelos Estados Unidos.

– A primeira cobertura ao vivo de uma partida de futebol exibida na televisão ocorreu no ano de 1937. Foi um jogo de treinos entre o Arsenal e o Arsenal Reserves no estádio Highbury em 16 de setembro.

– Durante uma partida de futebol disputada no Paraguai entre o Sportivo Ameliano e o General Caballero, um total de 20 cartões vermelhos foram mostrados.

– Na Copa das Nações Africanas de 1996, o jogador liberiano George Weah pagou os uniformes da equipe e todas as despesas, para que a equipe pudesse jogar no torneio.

– Com exceção de 1930 e 1950, as equipes européias chegaram à final de cada Copa do Mundo.

– A Copa do Desafio da Associação de Futebol, mais conhecida popularmente como FA Cup, é a mais antiga competição de futebol do mundo.

– O troféu da Copa do Mundo pesa quase 13 quilos e é feito de ouro de 18 quilates.- Mais de 200 países inscrevem qualificações para a Copa do Mundo nos tempos atuais.

– Com um custo de US $ 14 bilhões, a Copa do Mundo da FIFA de 2014 é facilmente a mais cara de todas.

– Até o ano de 1882, não havia barras cruzadas nos gols, o que significava que qualquer bola que fosse entre os dois postes laterais em qualquer altura era considerada um gol.

Fatos Individuais

– O primeiro jogador a ser cardado em vermelho foi o chileno Carlos Caszely, durante a Copa do Mundo de 1974.

– Em 2002, o internacional alemão Oliver Kahn se tornou o primeiro goleiro a ganhar o jogador mais valioso em uma Copa do Mundo.

– No ano de 1998, April Heinrichs tornou-se a primeira mulher a ser introduzida no National Soccer Hall of Fame.

– Em 1889, o guarda-redes do Rotherham United, Arthur Wharton, nascido em Gana, tornou-se o primeiro jogador de futebol profissional africano.

– Sir Stanley Matthews nunca foi reservado em sua longa carreira que durou 33 anos.

– Pelé é o único jogador do mundo que participou de três times diferentes da Copa do Mundo.

– A habilidade de marcação de Pelé não foi igualada por ninguém. Ele marcou 8 gols em um jogo, 5 gols seis vezes, 4 gols trinta e uma vezes e um hat-trick em 92 ocasiões.

– Na Copa do Mundo da FIFA 1982, o goleiro italiano Dino Zoff também era seu capitão. A Itália venceu o torneio, fazendo com que Zoff, que tinha 40 anos, fosse o capitão mais velho a vencer a Copa do Mundo.

– Just Fontaine da França marcou 13 gols na Copa do Mundo de 1958, que é a mais por qualquer jogador em uma única Copa do Mundo da FIFA.

– Hakan Sukur, da Turquia, detém o recorde do gol mais rápido em um jogo da Copa do Mundo, quando marcou um gol contra a Coréia do Sul em 11 segundos desde o início, em 2002.-

Lothar Matthaus apareceu no maior número de jogos da Copa do Mundo, um escalonamento de 25.

– Bert Patenaude dos Estados Unidos marcou o primeiro hat-trick na Copa do Mundo, marcando todos os 3 em um jogo contra o Paraguai em 1930.

– Roger Milla, do Camarões, detém o recorde de ser o jogador mais velho a pontuar em um jogo da Copa do Mundo. Ele tinha 42 anos quando marcou na final de 1994.

Fatos de Equipe

– A Índia abandonou a Copa do Mundo de 1950 porque os jogadores não podiam jogar descalços.

– O Arsenal foi anteriormente conhecido como O Arsenal. Mas sob a gestão de Herbert Chapman, o nome da equipe foi mudado para Arsenal, de modo a aparecer no topo da lista de clubes da antiga Division One.

– O Brasil nunca perdeu um único jogo quando Pelé e Garrincha jogaram juntos.

– A Hungria venceu o El Salvador por 10 a 1, marcando o maior número de gols marcados em um jogo da Copa do Mundo.

– A Escócia esteve na Copa do Mundo 8 vezes e foi eliminada da tabela na fase de grupos em todas as 8 ocasiões

.- Apenas 6 de todas as Copas do Mundo até agora foram vencidas pelo país anfitrião.

– O Rangers, uma equipe escocesa, conquistou incríveis 54 títulos.

– Toda a equipe da República Democrática do Congo foi morta por um raio durante um jogo em 1998. Surpreendentemente, ninguém do time adversário foi morto.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *